Resenha: O Demonologista

terça-feira, novembro 17, 2015 Vivian Loreti 12 Comments



Esta era uma resenha que eu devia ter postado há 259 anos, mas duas pedras entraram no meu caminho: 1) período intenso de provas misturado com volta de greve, precisando resolver assuntos pendentes em dois campus diferentes, e 2) escada assassina.

Pra quem não sabe, faz três semanas que levei um ~pequeno tombo~ de uma escada espiral lá em Recife. Bati a cabeça e as costas, vi tudo dobrado, vomitei, fiquei de cama, mas não quebrei nada, apesar das dores sinixxxtras que me fazem parecer uma velhinha. Ficar em uma posição por muito tempo dói tipo tortura medieval, o que significa que passo muito menos tempo no computador. Escrever ultimamente não tem sido uma opção.

Aos poucos fui montando algumas resenhas e posts, deixando alguns pré-montados pra quando eu estiver me sentindo melhorzinha, tipo agora. 


✐  I N F O R M A Ç Õ E S   T É C N I C A S 

Autor: Andrew Pyper
Editora: DarkSide Books
Lançamento: 2015
Páginas: 320

✐ O   L I V R O 


Ateu, inteligente e cético, David Ullman é um respeitado professor de Columbia, invejado por muitos pela sua posição prestigiada na Ivy League. Expert em John Milton e conhecedor profundo das obras literárias mais obscuras, David é procurado por uma mulher misteriosa para um trabalho ainda mais misterioso em Veneza. Os detalhes não são revelados antes da hora, e a única coisa que ele sabe é que alguém o espera em determinado endereço do outro lado do mundo. 

Apesar da boa sorte profissional, sua vida pessoal não anda tão bem assim. Pai de Tess, uma adolescente que passa mais tempo trancada com o seu diário do que com a família, e marido de Diane, a mulher que, de alguma forma, ele ainda ama apesar de não conseguir expressar exatamente os seus sentimentos, David é um homem de meia idade mergulhado no que ele próprio define como melancolia.

Sua jornada na busca de pistas sobre o Inominável, demônio que o cerca de dúvidas, missões e Trevas, é um caminho que mudará pra sempre a sua vida.

“A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe” 
                                               Charles Baudelaire 


✐ I M P R E S S Õ E S


Eu estava TÃO ansiosa pra ler este livro que, quando o carteiro bateu aqui em casa logo de manhãzinha, quase morri de felicidade. 

Não tem como não comentar do trabalho incrível da DarkSide. O que é essa capa, Brasew?! A capa dura, o miolo, o marcador de página, as figuras... tu-do no livro tem um acabamento surreal, maravilhoso. É o livro mais lindo do mundo! Maaaas... eu confesso que minhas expectativas estavam muito altas, que acabei sendo forçada a me colocar de volta no lugar. O Demonologista é bom, mas não é tudo isso que eu imaginava. 

Então vamos à minha análise:

P O N T O S    N E G A T I V O S   

A minha frustração, na verdade, não é com a estória, é com o David. Que cara chato! O livro é narrado em primeira pessoa e, meus amigos, o David Ullman é um pé no saco. Muita lamentação por parágrafo, muito mimimi desnecessário, páginas e páginas de melancolia e pesar que... zZzzzZzz. Se não fosse pelo personagem principal, eu soltaria fogos quando terminasse a leitura.

Além disso, o livro tem pouquíssimo diálogo. Eu sou uma fã de diálogos e acredito que o personagem ganha vida quando ele fala, quando você vê a interação dele com os amigos e o resto do mundo. Nem só de descrição e tristeza vive um ser fictício, não é mesmo?

P O N T O S   P O S I T I V O S    

Apesar da escassez de diálogos, as conversas entre David e o Inominável — em especial nas últimas cinquenta páginas, quando a porra começou a ficar séria — foram incríveis. Andrew fez um trabalho muito bom na descrição da frieza das expressões dos sujeitos possuídos, os detalhes de cada palavra muito bem escolhida, os textos de Milton e as consequências de cada pista. Eram, sem dúvida, os pontos altos da trama.

A  personagem de ouro ficou por conta de O'Brien, melhor amiga do David, que é uma mulher forte e inteligente, e ajuda a descontrair a tensão e negatividade da estória. As partes com ela eram as melhores! Fiquei torcendo pra ela aparecer o tempo todo, já que é uma personagem de fácil identificação.

E por falar em final, neste livro temos um que deixa algumas perguntas no ar. O entendimento é subjetivo, e eu entendi várias coisas diferentes ao conversar sobre ele com outras pessoas. 

Alguém aí leu O Demonologista? O que acharam do final?




De 0 a 5 caveirinhas, minha classificação foi: 


You Might Also Like

12 comentários:

  1. Rá! Segunda resenha que leio desse livro hoje, segunda pessoa que dá 3 de 5 classificações.
    Como falei, eu li, gostei, mas não era como esperava, confesso.

    Menina, como foi esse tombo? Espero que esteja melhor.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi Viiiii!!!!
    Como assim caiu e se machucou toda?!?! Q chato... Mas q bom q não quebrou nada...
    Sabe q eu quase comprei esse livro na Black friday... No fim deixei pra la... E acho q foi bom... Pela sua resenha, não faz mesmo meu estilo... Tb sou louca por diálogos! Rsrs
    Vi... Sobre os desenhos, pode ficar tranquila... Conversamos! 😊

    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li o livro, mas assim que vi a foto que você colocou na capa da resenha me apaixonei, que edição linda! Uma pena que não superou suas expectativas... Não é muito meu estilo então acredito que eu não iria gostar muito.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho alguns livros da DarkSide e só por eles já vi que a editora capricha nos seus livros... e mete a mão no preço. Já tem um tempo que quero ler esse livro, mas sempre que olho ele tá caro (fui olhar agora e ele não tá, só porque falei).

    A história parece muito legal, gosto de finais subjetivos e personagens melancolicos, não sei se ia gostar desse mas fiquei curiosa. Pensei que o autor era o Dan Brown, só agora descobri que não hahah'

    ótimo resenha Vivian!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Primeiro, essa época de provas deixa a gente louca né? Mas logo logo vem as férias, e ai dá pra descansar um pouco.
    Segundo, quanto ao seu tombo, meeeu deus! Que bom que agora tá se sentindo um pouco melhor, deve ter sido muito ruim mesmo... Vivo caindo, mas nunca me machuquei tão feio assim...
    Adorei a resenha e que pena que não era bem o que vc esperava, mas foi bom ler exatamente por isso...
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vi!
    Espero que você esteja melhor! :)
    Quanto ao livro, este não é o tipo de leitura que me atrai, mas como tenho vários amigos querendo ler este livro, vou indicar a sua resenha! ;)

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu nunca li o livro, mas ele deve ser bem legal! Gosto desses livros de suspense, quando tem muitas surpresas, e principalmente quando o autor consegue te mostrar exatamente o que está acontecendo. Também amoo diálogos, são as minhas partes favoritas dos livros kkkkk'
    Adorei a resenha, espero que você melhore bem rápido! Bjão :**

    http://www.mar-de-ideias.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivian! Tudo bem?
    Sou apaixonada pelos livros da DarkSide, principalmente esse!
    É a terceira resenha que leio sobre ele em menos de uma semana e todas demonstraram essa certa "decepçãozinha" com o livro, mas por incrível que pareça, isso me deixou com mais vontade de ler. Quero tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    lesobrinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui louca pra ler essa obra, ouço falar muito bem!

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li mais uma menina me falou que dá medo, dá mesmo?
    pois se não nem leio. haha
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caramba, que droga! Mas ainda bem que está melhor. :)
    Quanto ao livro, ainda não tinha escutado falar. Não faz muito o meu estilo literário não. Achei a capa bem intrigante! E também adoro diálogos. Deixa a leitura bem mais legal, né? hahaha ;p

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  12. Eu estou lendo esse livro EXATAMENTE AGORA, faltam 80 paginas pra acabar e li a resenha morrendo de medo de spoilers kkkkk
    Bem, vou falar do post baseado no q vc escreveu e no que eu to achando até agora, ok? Então leve em conta que eu tenho 80 paginas pra mudar radicalmente a mina opinião ainda. Vamos lá.
    Então, o trabalho tecnico da darkside é absolutamente impecavel. Eles fazem vc querer ler os livros pela capa. Perfeito.
    Quanto a leitura, compartilho da sua opinião (até agora, claro) é bom, mas não é isso tudo.
    Não achei David chato, mas achei sua forma de dizer as coisas ruim, talvez um pouco forçada, quase beirando o bobo. E a falta de diálogos não ajudou a disfarçar isso.
    Quando vc começou a falar das 50 pgs finais eu tive q parar gata kkkk Volto aqui qd tiver terminado.

    ps: OBrian linda personagem de ouro total <3

    ResponderExcluir